Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Lei de Hubble


Edwin Powell Hubble foi o primeiro astrónomo a compreender, e a comprovar, que o Universo em que vivemos é um universo de galáxias, "ilhas perdidas" num "mar de nada".
Determinou, pela primeira vez, a distância média entre a nossa Galáxia, a Via Láctea, uma galáxia espiral, e M31, a galáxia de Andrómeda, também ela uma galáxia espiral.
Explicou o "red shift", o desvio para o vermelho que se observava associado aos espectros da luz emitida pelas galáxias.
Na década de 20, Edwin Powell Hubble e Milton La Salle Humason descobriram que todas as galáxias, excetuando-se as do Grupo Local, possuíam desvio para o vermelho e que quanto mais distante de nós estavam, maior era esse desvio.




Animação produzida pela NASA que mostra o desvio para o vermelho.

Usando o desvio para o vermelho como um indicador de velocidade de afastamento, mostraram que as galáxias afastam-se de nós com velocidade proporcional as suas distâncias.
A relação entre velocidade ( V ) e distância ( d ) pode ser escrita como:


V = H.d


onde H é uma constante chamada constante de Hubble.


Essa relação é conhecida como Lei de Hubble ou, também, como Lei de Hubble-Humason e nos dá a velocidade de afastamento das galáxias e a consequente expansão do Universo se for conhecida a constante H.
A determinação do valor de H, até os dias de hoje, apresenta muitas dificuldades e dependendo do método utilizado como calibrador de distância, obtemos valores que podem diferir muito.
O valor de H é, portanto, uma questão a ser resolvida. Só então, poderemos dizer que conhecemos a que velocidade o Universo se expande.


Fontes: profs.ccemsUranometria novaZenite


Nenhum comentário:

Postar um comentário